Cadernos de Seguro

Editorial

Editorial

Por Vera de Souza

A primeira edição de 2017 chega com uma boa notícia, a da entrada no mercado brasileiro do tão esperado Seguro de Vida Universal, ou Universal Life. Para quem ainda não conhece, a nova modalidade permite que, ao fim da vigência da apólice, o consumidor possa receber de volta parte dos prêmios pagos, caso não ocorra sinistro. A diretora de Supervisão de Conduta da Susep, Helena Venceslau, é quem explica o funcionamento desse novo seguro em entrevista à Cadernos.

Março é o mês em que se comemora o Dia Internacional daMulher, e é quando a Escola Nacional de Seguros inicia o ciclo de palestras “A mulher e o mercado de seguros”, comandado pela diretora de Ensino Técnico, Maria Helena Monteiro. Neste ano, as palestras serão respaldadas pelos resultados do “2º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, de autoria de Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza. Esse é o tema da reportagem desta edição, que aborda os resultados da pesquisa.

A publicação traz ainda três artigos: o primeiro deles é do economista Miro Cequinel. “Veículos autônomos e suas implicações para o mercado de seguros” destaca as possibilidades que envolvem veículos com essa nova tecnologia e aponta como o mercado segurador deve repensar sua posição em relação aos mesmos.

O especialista em resseguros Roberto Castro, em seu artigo “De volta ao básico”, discute a necessidade do mercado brasileiro de seguros de reintroduzir seguradoras mútuas e cooperativas, a exemplo do que ocorre internacionalmente – mas não só por isso, como ele destaca: “[...] Há diversos segmentos de consumidores que não são atendidos pelas seguradoras constituídas como sociedades por ações...”.

Fechando a edição, o jurista Ricardo Bechara Santos discorre sobre as despesas de salvamento e o dever de comunicação pelo segurado, sob a ótica de dois dispositivos do Código Civil de 2002, os artigos 771 e 779.

Boa leitura!
3/4/2017

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da Escola Nacional de Seguros © 2004 - 2017. Todos os direitos reservados.