Cadernos de Seguro

Editorial

Editorial

Por Vera de Souza

A ocorrência de roubos de cargas no país e, em particular, no Rio de Janeiro e São Paulo, disparou nos últimos seis anos. O prejuízo estimado, só em 2016, foi de R$ 1,4 bilhão. O crescimento da atividade criminosa acabou por colocar o Brasil numa oitava posição entre os países mais perigosos para o transporte de cargas, atrás apenas de regiões em conflito, como Síria, Líbia, Afeganistão, Iêmen e Sudão do Sul, conforme dados divulgados pelo Joint Cargo Committee. Para falar sobre esse tema, Cadernos de Seguro entrevistou João Carlos Folegatti e Omar Mendoza, diretores de Sinistros e de Marine da Chubb Seguros, que analisam esse cenário e apontam como vem sendo a atuação da seguradora.

As especulações mundo afora sobre a possível saída da sede do Lloyd’s de Londres pós-Brexit foram esclarecidas pelo líder regional da empresa para a América Latina, Daniel Revilla. Ele tranquilizou os parceiros explicando que isso não afetará as empresas brasileiras que contratam seguros e resseguros na capital inglesa. Revelou, no entanto, que a companhia abrirá uma subsidiária em Bruxelas, a qual servirá como sede para a União Europeia.

Estamos vivenciando em todo o planeta a era da Internet das Coisas (IoT), o que, até há alguns anos, permanecia na fantasia de séries como “Os Jetsons”. Esse é o tema do artigo de Luiz Philipe Baeta Neves, “Apertem os cintos, o piloto sumiu!”. Nele, o autor aborda os impactos da IoT na comercialização do seguro de automóvel.

Evandro Marin, em seu artigo “Relação do blockchain com a indústria seguradora”, explica detalhadamente o que é essa nova tecnologia e os cuidados a serem observados no investimento para sua utilização.

Em “Consumidores invisíveis e os planos de saúde”, Solange Beatriz e Sandro Leal Alves tratam da excessiva necessidade que têm diversas entidades de criar regras para a proteção de um público de cerca de 50 milhões de pessoas que possuem assistência médica suplementar. No entanto, há um contingente imenso de indivíduos que gostaria de ter um plano de saúde mas não encontra quem acolha o seu desejo.

Por fim, o advogado Maurício Gravina discorre sobre a interpretação dos contratos, em particular o contrato de seguro.
5/7/2017

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da Escola Nacional de Seguros © 2004 - 2017. Todos os direitos reservados.