Cadernos de Seguro

Análise

Seleção adversa

Os termos “seleção adversa” ou “antisseleção” são originados da área de seguros, sendo atualmente utilizado em diversas outras áreas. A seleção adversa se refere a um processo de mercado no qual informações assimétricas possuídas por compradores ou vendedores geram resultados negativos para uma das partes.

O modelo de informações assimétricas pressupõe que uma das partes envolvidas em uma negociação disponha de conhecimento insuficiente sobre a outra parte, de modo que sua tomada de decisão seja dificultada. Por exemplo, se uma empresa prestadora de serviços cobra o mesmo preço para todos os seus clientes, independentemente da quantidade de serviços por estes demandados, ela assume o risco de ficar somente com os clientes que mais buscam serviços, gerando um resultado negativo nas suas operações.

Se o preço do serviço for aumentado para justificar maior utilização, existe o risco de cancelamento por parte dos melhores clientes, elevando ainda mais a necessidade de ajuste de valores. Isso gera uma espiral crescente no preço do serviço, com perda de clientes e sem reverter o resultado negativo.

Baixe aqui a matéria completa

08/06/2020 03h20

Por Paulo Pereira Ferreira

Maravilha Atuarial Consultoria Ltda.

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da ENS © 2004 - 2020. Todos os direitos reservados.

Ao navegar em nosso site, você reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Privacidade.