Cadernos de Seguro

Um Instante

Pilates

"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem."

A citação acima, atribuída à Joseph Pilates, vem ao encontro de nossa sociedade atual, que se tornará uma população majoritariamente idosa em torno do ano de 2025. A longevidade precisa, portanto, ser bem vivida e livre de doenças. Se vivo fosse, neste mês de dezembro, o alemão Joseph Pilates, mundialmente conhecido pela criação de um método peculiar de exercícios físicos que leva seu sobrenome, estaria celebrando mais um aniversário. Joseph nasceu em 1883, na cidade de Monchengladbach, na Alemanha.

Filho de um ginasta e de uma naturopata, foi uma criança doente que sofria de asma, deficiência de vitamina D e febre reumática. Influenciado pela filosofia de seus pais, Joseph se dedicou a cuidar de sua saúde e, na adolescência, começou a estudar, como autodidata, anatomia, fisiologia humana, fundamentos da medicina oriental e atividades físicas diferentes, como yoga, boxe, musculação, mergulho, ginástica e kung fu. Delas, portanto, veio grande parte de sua inspiração para a criação do Método Pilates, que começou com o desenvolvimento de exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Ao todo, há cerca de 500 tipos de exercícios e posturas de condicionamento físico que não somente ajudaram Joseph, mas também seus seguidores, a desfrutar de uma vida longa e saudável.

clique na imagem para ampliar

Cadernos de Seguro - Uma Publicação da Escola Nacional de Seguros © 2004 - 2018. Todos os direitos reservados.